Quantos tipos de Uva você conhece?

Quantos tipos de Uva você conhece?

 

A uva é o fruto da videira, uma planta da família das Vitaceae. É utilizada frequentemente para produzir sumo, doce (geléia), vinho e passas, podendo também ser consumida crua (uvas de mesa).

O cultivo da videira para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização. Evidências indicam o cultivo da videira para a produção de vinho na região do Egito e da Ásia Menor durante o período neolítico.

É uma das frutas mais saudáveis, que por ser rica em glicose e frutose é um alimento que dá bastante energia, sendo uma ótima opção de lanche. Mas deve ser consumida com moderação devido ao seu alto valor calórico.

Qual o seu tipo de uva preferido? Você sabia que existem mais de 60 mil variedades de uva! Na The Fresh Planetz você encontra uma grande variedade de tipos de uva, vamos falar um pouco mais sobre elas a seguir. Mas antes, veja algumas informações gerais:

Escolhendo a uva

– Procure uvas com ‘cabinhos’ verdes;
– Examine as cores das uvas para determinar se estão maduras (as brancas apresentam tom esverdeado e as tintas tons violáceos escuros);
– Verifique se as uvas apresentam aromas frescos e doces;

Tipos de uva

As uvas podem ser divididas em quatro grupos:

  • Uvas rústicas de mesa, como Niágara Branca, Niágara Rosada, Isabel e Concord;

  • Uvas finas de mesa, como Itália, Rubi e Red Globe, que são as mais consumidas naturalmente;

  • Uvas sem sementes, como Thompson, Crimson e Catalunha, muito apreciadas para o consumo natural;

  • Uvas destinadas a fabricação de vinho.

 

 

Uva Benitaka

Destaca-se pelo intenso desenvolvimento da coloração rosada escura, mesmo quando ainda imatura, em qualquer época do ano. Os cachos são grandes, com peso médio de aproximadamente 400g e bagas grandes (8 a 12 g). A polpa é crocante, com sabor neutro.

Uva Black Safira

Também é conhecida pelo nome popular dedo-de-bruxa, pelo seu formato alongado e pontiagúdo (lembrando pimenta) e cor escura. É uma variedade extremamente doce.

Uva Champagne

Essa variedade de uva é importada dos Estados Unidos e tem sua safra entre junho e setembro. O nome Champagne se deve ao fato de seu sabor lembrar o da bebida produzida na famosa região francesa de mesmo nome. No entanto, essa variedade de uva não tem qualquer relação com as usadas na fabricação da tradicional champagne.

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts