Qual são as Variedades de Uvas para Sucos ?

October 19, 2019

 

Mas antes vamos falar sobre  as variedades, vamos falar um pouco sobre os sucos comercializados no Brasil.  À primeira vista, pode parecer que todos os sucos de uva são iguais, mas essa sensação não passa de um engano. Na verdade, as bebidas não são apenas diferentes. Algumas nem mesmo são suco de uva.

O que acontece é que várias bebidas vendidas no mercado não cumprem os requisitos básicos para serem considerados de fato, suco.

Suco de uva integral

Feito com 100% da uva, sem adição de água ou açúcar na sua concentração natural, como o suco de uva integral

Suco reconstituído

É obtido pela diluição de suco concentrado ou desidratado, até a concentração original do suco integral com água, sem adição de açúcares.

Néctar

Obtido pela diluição em água de 30 % a 50% de suco de uva. Com adição de açúcares.

Refresco /Bebida

Obtido da diluição em água de 30% de suco de fruta ou polpa com ou sem adição de açúcares.

Refrigerante

Bebida gaseificada obtida pela dissolução em água de 10% de suco de uva, com adição de açúcar.

 

A produção de suco de uva integral e concentrado (transformado em litros de suco integral) no Brasil aumentou em 32%, atingindo um total de cerca de 190 milhões de litros, enquanto a comercialização de suco de uva no país duplicou, entre 2004 e 2009, atingindo um crescimento de 117%.  O Rio Grande do Sul é o principal produtor brasileiro de sucos de uva, com destaque para a Serra Gaúcha, observando-se, em anos recentes, uma forte tendência de expansão para regiões tropicais e subtropicais como Mato Grosso, Goiás, Vale do Rio São Francisco e Norte do Estado de Paraná

O suco de uva produzido no Brasil é obtido a partir de cultivares americanas ou híbridas. No Rio Grande do Sul, principal produtor, as cultivares mais utilizadas são ‘Concord’ e ‘Isabel’. Na região Sudeste , existe a possibilidade de se cultivarem uvas destinadas à fabricação de suco, e as cultivares com melhor potencial para as condições de clima e do solo são ‘Concord’, ‘Isabel’. A EMBRAPA uma empresa de pesquisa do governo federal, vem desenvolvendo novas variedades de uvas para suco que reúnem as características de adaptação as regiões tradicionais e emergentes de cultivo, com elevada produtividade, elevado teor de açúcares e intensa coloração, são elas a BRS Rúbea, indicada para o Sul do Brasil a  BRS Coroa e BRS Magna indicada para as demais regiões do Brasil. Cultivo de Videira para a produção de sucos é mais uma alternativa econômica muito promissora, principalmente para o agricultor familiar, se você tem interesse faça contato conosco sem compromisso.

 

Manoel Carneiro

Consultor da ECOBIO CONSULTOIRA

manoel.carneiro@gmail.com

facebook/manoelcarneiro

linkedin.com/in/manoel-carneiro

 

Please reload

Featured Posts