Buscar
  • Consultoria

Café irrigado é um bom negócio?


O café irrigado é uma técnica que vem sendo amplamente difundida. Mas ainda fica sempre a pergunta: esse é um bom negócio? Para responder a esse questionamento, é preciso compreender quais são os reais resultados que podem ser obtidos com esse investimento. Em condições normais de chuva o café irrigado rende 30% a mais que café de sequeiro, em condições de pouca chuva o rendimento chega até 250% a mais.

Embora o valor do investimento inicial seja alto, existem diversos benefícios quando optamos pelo sistema irrigado nas propriedades. Confira alguns deles abaixo:

1. Aumento da produtividade; 2. Aumento da longevidade; 3. Redução do risco climático; 4. Melhor uniformidade de floradas; 5. Melhor desenvolvimento e enchimento dos grãos; 6. Redução do efeito da bienalidade; 7. Possibilidade de realizar a fertilização, que proporciona um melhor aproveitamento do fertilizante e maior número de parcelamentos das adubações.

O produtor pode optar por diferentes sistemas: - Pivô central: mais indicado para áreas maiores e com declividade até 20%, exigindo menos mão de obra. - Gotejamento: com baixo custo de instalação, serve para lavouras pequenas (até 10 hectares) em qualquer tipo de solo, declive de até 30% e regiões de baixa disponibilidade de água. - "Tripa ": de custo inicial inferior, exige mais mão-de-obra, recomendando-se sua utilização em áreas pequenas e médias (até 30 hectares), em qualquer tipo de solo e boa disponibilidade de agua. - Aspersão em “malha” – com custo inicial baixo, serve para lavouras pequenas até 5 hectares em qualquer tipo de solo com declives de até 30% e com disponibilidade de água

Ressalto que para se ter sucesso com o café irrigado é necessário um bom projeto elaborado por um profissional experiente, que posso orienta-lo na melhor solução para a sua propriedade.

Considerando a má distribuição das chuvas nos últimos anos, pesquisas comprovam a eficácia do investimento na irrigação cafeeira. Com apenas dois anos o investimento é totalmente recuperado, passando a gerar lucros muito maiores quando comparados às lavouras do sistema sequeiro.

Existem diversas linhas de financiamento que atendem pequeno médio e grande produtor, com até 10 anos e juros a partir de 4,6% ao ano.

Conte conosco para a solução de dúvidas e avaliação de viabilidade de implantação do sistema em sua propriedade.

#manoelcarneiroconsultor #consultoria #agricola #produtoresrurais #cafe #irrigacao #investimento #aumento #produtividade #geracao #lucro


0 visualização
FALE CONOSCO

                               
Av. Antonino Xavier de Toledo, 53  - Centro  

CEP: 35.368-000   -   SERICITA / MG                  
Tel: (31)  3875 - 5373 / 9-9877-9758

© Copyright Ecobio Consultoria Ambiental